O papel de “estadista unificador” do Presidente João Lourenço foi destacado, em Dakar, capital do Senegal, nas celebrações do 11 de Novembro.
De acordo com a nota, enviada ao JA Online, durante o acto, o ministro da Indústria e Comércio do Senegal, Serigne Gueye Diop, que falava em representação do governo daquele país, louvou os esforços de João Lourenço na presidência da União Africana e considerou que a sua liderança no seio dessa estrutura continental contribui para reforçar a paz, a cooperação e a unidade dos africanos.
Disse, ainda, que a visão defendida pelo estadista angolano coincide plenamente com o compromisso do Senegal por uma África solidária, interconectada e capaz de falar a uma só voz no cenário internacional.
Por sua vez, enalteceu as excelentes relações entre Angola e o Senegal, sublinhando que se assentam numa base sólida de estima recíproca e solidariedade africana, manifestando, assim, total disponibilidade para continuar a fortalecer e diversificar a cooperação com num espírito de parceria sincera, amizade duradoura e complementaridade económica.
Acrescentou, ainda, que o projecto de acordo bilateral relativo aos serviços aéreos, actualmente em estudo, entre os dois governos, permitirá estabelecer um quadro jurídico favorável à abertura de linhas regulares entre Dakar e Luanda, uma vez que a iniciativa contribuirá para reforçar a conectividade aérea, facilitar a mobilidade de pessoas e bens, estimular o comércio, o turismo e os investimentos entre o Senegal e Angola.
Por último, vincou que esta tem sido uma relação frutífera e promissora, sendo por isso importante aproveitar as numerosas oportunidades, ainda, inexploradas para responder melhor aos desafios de desenvolvimento das duas nações num mundo em profunda mutação marcado por rápidas transformações tecnológicas, desafios de segurança complexos, recomposições geopolíticas e grandes desafios climáticos.
A cerimónia de recepção do Corpo Diplomático, em Dakar, feita pelo embaixador de Angola no Senegal, Adão Pinto, contou, além da nata diplomática acreditada no Senegal, com prestigiados empresários, académicos e membros da comunidade angolana.